Festa de Corpus Christi

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festa por toda a Igreja. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. E continua até os nossos tempos.
A procissão lembra a caminhada do Povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra Prometida. No Antigo testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
E´ antes de tudo um envio à missão entre aqueles que não crêem em Cristo, que estão afastados ou que abandonaram nossas comunidades, seja nas nossas cidades, nas nossas famílias e nos ambiente onde Cristo já não é conhecido, vivido, nem amado. Pois uma comunidade que celebra a Eucaristia fechada em si mesma, sem se preocupar com o anúncio e testemunho de Jesus , sobretudo no serviço aos mais pobres, na defesa da justiça e da paz, na proclamação do Evangelho da vida e na denúncia de tudo quanto fira e contrarie o plano de Deus para a humanidade, seria uma comunidade infiel à Eucaristia e indigna de participar dela.. Por isso que, por meio da participação do Corpo de Cristo somos chamados a levar a presença do Reino de Deus a todos os irmãos, principalmente aos mais sofredores e abandonados da Igreja e da Sociedade. Seria um grande erro pensar no compromisso eucarístico somente em relação à nossa santidade e à nossa comunhão fraterna no interior da Comunidade que é a Igreja. Ao participarmos da Eucaristia, Ele nos convida “para as águas mais profundas”; estimula a nossa caminhada na história, lançando uma semente de ativa esperança numa sociedade que se afasta cada dia mais de Deus e da experiência do Sagrado.
Enfim, que a nossa comunidade de Santa Luzia ao celebrar esta festa do Corpo de Cristo, nos tornem mais missionários e discípulos de Jesus Cristo. Que possamos fazer de nossa paróquia, uma paróquia essencialmente missionária, levando vida e esperança a todos, principalmente aos mais pobres e enfermos de nossa comunidade , de nossa cidade e do mundo em geral. Que o Cristo missionário do Pai, presente na Eucaristia nos purifique de nossas indiferenças, de nossas apatias, de nossas intolerâncias, de nossos egoísmos e tudo aquilo que nos afasta de uma verdadeira santidade.
Pe. José Vinci
Pároco da Paróquia Santa Luzia
Nenhum comentário:
Postar um comentário