Translate

Dízimo


Dízimo


Estamos entrando no mês de julho, mês em que em toda a diocese aprofunda e nos chama a uma tomada de consciência com relação à partilha do dízimo. Desde pequeno aprendemos na catequese que a nossa mãe Igreja nos ensina os cinco mandamentos, e no quinto nos diz assim: “Pagar Dízimos, conforme o costume”: Recorda aos fiéis que deve ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades. Não é obrigatório que o dízimo seja de 10% do salário, nem o Catecismo nem o Código de Direito Canônico obrigam esta porcentagem, mas é bom e bonito se assim o for. O importante é, como disse São Paulo, dar com alegria, pois “Deus ama aquele que dá com alegria” ( 2Cor 9, 7). 
Constantemente estamos conscientizando a comunidade sobre a importância e necessidade do Dízimo. Queremos dinamizar mais o trabalho da PASTORAL DO DÍZIMO. Por isso, estamos convidando nossos paroquianos que ainda não são dizimistas, fazer a experiência de partilhar seu dízimo. O valor a ser partilhado quem indica é o seu coração. Lembrando ainda que o Dízimo é uma contribuição pessoal, mensal e varia conforme a generosidade do coração de cada um. Neste mesmo informativo falamos das três dimensões do dízimo, por isso é bom que todos nós lêssemos e meditássemos da importância da partilha do dízimo. 
Todos nós somos responsáveis pela evangelização e manutenção de nossa paróquia. Partilhar o dízimo é uma resposta de fé e sinal do compromisso do cristão. O dízimo dever ser visto na Igreja não como mais uma pastoral, movimento ou grupo, mas sim como compromisso do cristão no plano de Deus. Ele deve gerar na comunidade o sinal de “PARTILHA”. Como conseqüência, o amor, a justiça, e a caridade reinarão. Convido especialmente às nossas lideranças a questionar como está sendo minha partilha do dízimo na minha paróquia e ao mesmo tempo como eu estou ajudando a conscientizar outras pessoas a fazerem esta experiência da partilha do dízimo.
Que Santa Luzia nos ajude a sairmos do nosso egoísmo, e que tenhamos cada vez mais consciência de nossa responsabilidade de levarmos adiante as três dimensões do dízimo: religiosa, social e missionária. Que nos leve a uma partilha de tudo aquilo que temos e que somos a exemplo do seu testemunho, que deu tudo que tinha aos pobres e até mesmo a sua vida por causa do Reino de Deus. Que ela abençoe a todos nós, especialmente nossos dizimistas, para que sejamos perseverantes na partilha de nosso dízimo. Amém!


Pe. José Vinci
Pároco da Paróquia Santa Luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário